Quando o Sol não nasce para todos…

Doenças impedem 120 mil portugueses de ir à praia

Há 120 mil portugueses com doenças que os impedem de apanhar sol
FÁTIMA MARIANO

Verão é sinónimo de calor, sol e idas à praia. Mas para mais de 120 mil portugueses, esse é um prazer totalmente proibido, por sofrerem de doenças que provocam fotossenssibilidade, como sejam o lúpus, o albinismo ou a dermatomiosite.

Os números resultam de estimativas, uma vez que estas doenças não são de declaração obrigatória. Mas de acordo com Paulo Leal Filipe, dermatologista do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, cerca de 120 mil portugueses não podem expor-se aos raios ultravioletas naturais (sol) ou artificiais (dos solários, por exemplo), devido a doenças que provocam fotossenssibilidade.

A esta parcela é necessário acrescentar uma outra, de dimensão ainda mais incerta, referente às pessoas que num determinado momento estão medicadas com fármacos que também contribuem para a sensibilidade à radiação solar, como sejam alguns antibióticos, anti-inflamatórios não esteróides, diuréticos ou antiarritmícos e antihipertensores, exemplifica o mesmo clínico.

“Quem está a tomar este tipo de fármacos não deve expor-se de todo ao sol, mesmo que utilize um protector de factor máximo”, alerta Paulo Leal Filipe. “A exposição aos raios ultravioletas poderá provocar queimaduras, eczemas ou dermatites”.

Os mesmos cuidados devem ter quem sofre de determinadas doenças, como as porfírias, grupo de perturbações de certas enzimas envolvidas no processo de síntese do heme, herdadas ou adquiridas, que se manifestam através de problemas na pele e/ou complicações neurológicas.

A mais frequente é a porfíria cutânea tardia que, em Portugal, afecta um em cada 40 a 50 mil portugueses. “Alguns minutos de exposição ao sol e podem surgir queimaduras na face, orelhas e dorso das mãos”, refere o dermatologista do Santa Maria.

Extremamente rara em Portugal (calcula-se que existam apenas meia dúzia de casos), a xeroderma pigmentosa também não reage bem com os raios ultravioletas. Trata-se de uma doença hereditária provocada por um defeito em pelo menos um entre os nove genes conhecidos no corpo humano e que foi retratada na telenovela da TVI “Olhos nos Olhos”, através da personagem de Marco Delgado (“Simão).

Paulo Leal Filipe aponta, ainda, a dermatomiosite, doença muscular adquirida rara que é acompanhada por lesões na pele, principalmente nas pálpebras e no dorso das mãos. Por ano, surgem em Portugal cinco casos por cada milhão de habitantes.

Lúpus, albinismo e vitiligo são as restantes doenças que, devido à fotossensibilidade que provocam, os doentes não devem expor-se de todo aos raios ultravioletas, sejam eles naturais ou artificiais.

In Jornal de Notícias http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1321750

…………………………………………………………………………………………………………….

Quando me foi diagnosticado o Síndrome de Cogan, foi-me recomendado por uma médica que evitasse expor-me ao sol, embora não me tivesse explicado o motivo (ou melhor, até explicou, mas sinceramente achei, depois de alguma pesquisa, que o que tinha dito não fazia sentido cientificamente- «Veja lá se depois apanha lúpus»). 

À semelhança de outras doenças auto-imunes, o calor provoca um maior cansaço, sintoma já de si frequente; o Síndroma de Cogan pode em alguns casos provocar o aparecimento de eczemas; por outro lado, devido aos inúmeros medicamentos que tomo (entre eles, cortisona e metotrexato), não é aconselhável a exposição ao sol. No entanto, ainda não encontrei nenhum estudo sobre este assunto.

Portanto, para os «Coganitos», praia, com moderação, à sombra e com um protector solar com factor de protecção bem elevado!

~ por imisal - PORTUGAL em 31/07/2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: