Mestrado em Ciências da Educação, domínio Educação e Surdez

Hoje, ao visitar o blog Escola de Referência, encontrei um post http://escoladereferencia.blogs.sapo.pt/27472.html que refere o prazo de candidatura para a frequência de um Mestrado em Ciências da Educação, Domínio Educação e Surdez. Esse mestrado terá  início no próximo ano lectivo, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. E, nota a salientar, os candidatos podem ser surdos, estando previstas condições para os apoiar durante o curso!

Parece-me de louvar a iniciativa, até porque de momento quase não há pós-graduações a funcionar nesta área da Surdez e da Educação; espero apenas que não suceda, como durante alguns anos na ESE de Lisboa, que o número de interessados em frequentar a especialização nessa área seja tão diminuto que não permita o funcionamento do referido mestrado! É que os meninos surdos precisam de professores interessados em trabalhar com eles e com conhecimentos suficientes para que a eficácia do seu trabalho não se veja comprometida!

Nota: já agora, também espero, melhor, acho que é uma exigência natural, que o Ministério da Educação não rejeite, mais uma vez, professores interessados e devidamente habilitados para leccionar a alunos surdos ou com perda auditiva, pondo em causa o interesse de todos. É que há professores especializados que não foram colocados nessa área no último concurso e há escolas em que as Unidades (sim, é verdade, apesar da criação de escolas de referência, ainda há Unidades de Apoio a Alunos Surdos a funcionar, muito por esforço louvável de pais e encarregados de educação!) não possuem professores especializados em número suficiente.

Para mais informações sobre este mestrado, poderá clicar no link acima ou aceder a sigarra.up.pt/fpceup/noticias_geral.ver_noticia .

~ por imisal - PORTUGAL em 23/06/2009.

3 Respostas to “Mestrado em Ciências da Educação, domínio Educação e Surdez”

  1. Sim Inês, já me tenho andado a informar e estou a pensar mesmo no Piaget aqui neste lado… e tb há na Lusófona… Um dos dois.. mas são pós-graduações… não são mestrados.. Mestrados especializados na área da surdez ainda n encontrei :-8 Bjs e até breve.

  2. Pois! E eu lembrei-me logo de ti e desse «pormenor»! Proura o Piaget em Almada ou na ESE de Setúbal; às vezes também aparecem por lá especializações/pós-graduações/mestrados nesta área. Na ESE de Lx, termina este ano em «Educação Especial, ramo Surdez e Problemas de Linguagem» (somos só 12!!!), abriram outros este ano e para o próximo, mas neste ramo não.
    Misal

  3. Só é pena ser no Porto e não por Lisboa😦

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: