PRINCIPAIS SÍNDROMES E DOENÇAS OFTALMOLÓGICAS COM PARTICIPAÇÃO AUDITIVA E/OU VESTIBULAR

A par da perda auditiva, inicialmente súbita e depois progressiva, que pode levar à surdez total em pouco tempo, no Síndrome de Cogan os doentes apresentam também uma inflamação da córnea, a queratite (é a inflamação mais frequente, embora por vezes surja uma uveíte, no lugar da queratite).

Seguem-se extractos de um artigo científico brasileiro, a propósito de doenças oftalmológicas em que também há problemas auditivos e/ou vestibulares (com comprometimento do equilíbrio):

 

PRINCIPAIS SÍNDROMES E DOENÇAS OFTALMOLÓGICAS COM PARTICIPAÇÃO AUDITIVA E/OU VESTIBULAR

Grande é o número de síndromes otorrinolaringológicas em que a patologia bucal, faríngea, nasal, laríngea e otológica está associada entre si ou com outras patologias as mais diversas. Exemplo disto é o grande número de síndromes em que há os mais variados tipos de comprometimento dos pares crânicos.

A identificação de síndromes e doenças, hereditárias ou adquiridas, em otologia, tem aumentado nas últimas décadas, conseqüência dos modernos recursos propedêuticos – audiologia, radiologia e otoneurologia – e recursos terapêuticos – cirúrgicos ou clínicos.

Neste trabalho procuramos efetuar uma revisão bibliográfica das principais síndromes em que encontramos associação de alteração ocular, vestibular, coclear ou cócleo-vestibular.

Verificamos que esta associação pode ocorrer de três maneiras:

a) associação ocular e cócleo-vestibular;

b) alteração ocular e cócleo-vestibular associada a outras patologias em outras regiões;

c) a alteração ocular e cócleo-vestibular poderá ou não ser constante na configuração clínica fundamental da síndrome ou doença.

As principais síndromes e doenças, e seus epônimos ou designações especiais, são as seguintes: ALSTROM (…), BARRÈ-LIÈOU (Síndrome Cervical Posterior)(…), BONNIER (…), COCKAYNE (…), COGAN ( Síndrome caracterizada por queratite intersticial não sifilítica e distúrbios cócleo-vestibulares – disacusia, tinnitus e vertigem. Trata-se de aspecto particular de uma doença do colágeno (periarterite nodosa) em que a corticoterapia melhora a queratite, porém as lesões neuro-sensoriais cócleo-vestibulares são irreversíveis.), DENNY-BROWN (…), DEVIC-MICHEL-LENGLET (…), DUANE (…), FEHR (…), FLYNN-AIRD (…), FRIEDRIECH (…), GOLDENHAR (displasia ÓCULO-AURICULOVERTEBRAL) (…), GRADENIGO (…),  HALLGREN (…), HATCHER-KLINTWORTH (síndrome do aqueduto de Sylvius) (…), KOERBER-SALUS-ELSCHNING (…), LAURENCE-MOON-BIEDL (…), LUIS-BARU (…), NORRIE (…), NOTHNAGEL (…), PARINAUD (…),  “PIEBALBDNESS” (…), PIERRE-ROBIN (…), PYLE (ou displasia craneometafisária) (…), REFSUN (…), ROAF (…),  TAY-SACHS (…),  TURNER (…), USHER (…), VOGT-KOAYANAGI-HARADA (…), VON RECKLINGHAUSEN (…), WALLENBERG (síndrome lateral do bulbo) (…).

Encontramos ainda (9) diversas outras doenças com alterações oculares e cócleo-vestibulares, sem epônimos ou caracterizações especiais (…).

Chamamos a atenção ainda para duas síndromes oftalmológicas que apesar da sintomatologia, não têm comprometimento vestibular ou cerebelar: síndromes de BALLINT (12) e de HOLMES (12).(…)

Autor(es):Eduardo de Moraes Baleeiro, Yotaka Fukuda, Agenor Alves de Souza Jr., Rita Kweksilber Reznik, Maurício Malavasi Ganança, Clemente Isnard Ribeiro de Almeida e Pedro Luiz Mangabeira Albernaz.

In Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, 2898 – Vol. 40 / Edição 1 / Período: Janeiro – Abril de 1974

http://www.rborl.org.br/conteudo/acervo/print_acervo.asp?id=2898

~ por imisal - PORTUGAL em 22/06/2009.

Uma resposta to “PRINCIPAIS SÍNDROMES E DOENÇAS OFTALMOLÓGICAS COM PARTICIPAÇÃO AUDITIVA E/OU VESTIBULAR”

  1. Muito interessante o estudo dessa relação entre a visao e audição/sistema vestibular uma vez que o VIII par integra esses dois processos. Isso implica na necessidade de uma avalaiação criteriosa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: