Entre mundos…

 Tradução livre do testemunho de um deficiente auditivo, encontrado em:

http://www.hearinglossweb.com/Issues/Identity/identity.htm#mpg

A que mundo pertences?

por Michael Gergley

Outubro 2006

A que mundo pertences, ao dos ouvintes ou ao dos surdos? Se me fizessem esta pergunta, teria de responder «A nenhum deles. Estou entre dois mundos. Eu oiço mal.» E apesar de o meu modo de comunicação principal ser a oralidade, não me identifico com o mundo dos ouvintes. Por outro lado, apesar de ter uma surdez severa e de usar aparelhos de apoio à escuta, as próteses auditivas, os meus resíduos auditivos levam-me a pensar que também não pertenço à comunidade surda. Então, tal como na letra de uma das minhas canções favoritas, «where do I belong?» (onde pertenço?)

De modo bastante irónico, “ouvi” a resposta, não em artigos nem na leitura de alguns livros sobre a perda de audição. Também não foi num momento em que uma lâmpada se acendeu na minha cabeça, mostrando com cores e sons onde é que realmente eu PERTENCIA e PERTENÇO. FOI e CONTINUARÁ a ser para mim um processo de auto-descoberta.

Qual é a importância disto relativamente aos meus desafios diários, na procura de respostas e na satisfação das minhas necessidades específicas? A melhor experiência pessoal que posso partilhar talvez seja a que aconteceu durante uma discussão sobre a perda auditiva/surdez, no decurso da minha pós-graduação com vista à obtenção do Mestrado em Aconselhamento na Reabilitação. Falou-se de muitos assuntos relativos à surdez, mas alguns deles, por exemplo, “ser surdo” e “ouvir mal” foram agrupados, como se as necessidades das pessoas fossem as mesmas. Aproveitei essa oportunidade para educar os outros acerca do meu mundo único. E apesar de ainda algumas vezes me sentir entre dois mundos e de parecer que tenho de estar sempre a esclarecer alguém, eu pertenço é ao meu mundo.

~ por imisal - PORTUGAL em 05/06/2009.

Uma resposta to “Entre mundos…”

  1. Olá Inês… vi aqui parar ao teu novo blog e estou a gostar mto do q leio.. Beijinhos. “Entre dois mundos… mas pertencendo ao “meu” mundo”, não haja dúvida disso. Bjs Su.

Deixe uma Resposta

 
