Aprender a Ouvir, História de um Implante Coclear

O vídeo que se segue apresenta o testemunho da mãe de uma criança surda que foi implantada bilateralmente e que aprendeu a aouvir e a falar. Abaixo do vídeo, a tradução do texto, com a ressalva de que não sou tradutora, apenas pretendo facilitar a compreensão da mensagem.

 

(canal de LoganArtFarm no YouTube)

 

APRENDER A OUVIR

O meu filho nasceu surdo. O rastreio neo-natal no hospital detectou a surdez.

Com seis semanas começou a usar «ajudas auditivas». Começou a ouvir. Os sons à volta dele começaram a fazer sentido. Ele adorava ouvir.

Por volta dos 2 anos, começámos a notar uma diferença nas suas reacções/respostas. As suas potentes próteses auditivas já não conseguiam ajudá-lo. Ele era surdo e não tinha acesso ao som nem à língua gestual. Se queríamos que o nosso filho falasse, a nossa única opção era um implante coclear.

A cirurgia foi marcada quando ele tinha 2 anos e 7 meses. Apesar do milagre da ciência, rezámos para que ele conseguisse ouvir.

Agora, este rapazinho lindo consegue ouvir o mundo à volta dele, o canto dos pássaros, o ronronar dos gatos, o vento na praia, o riso da irmã, os desfiles das bandas, as brincadeiras das crianças, os parabéns no aniversário, a leveza da neve e os sons do seu novo irmãozinho.

Com a audição, veio a fala.Com anos de prática o nosso filho aprendeu a ouvir e a falar. Joga futebol, anda de bicicleta e frequentou o Ensino Regular.

O segundo implante, no ouvido esquerdo, aconteceu quando ele tinha 5 anos e 6 meses.

Agradecemos profundamente ao Hospital Pediátrico de Filadélfia, a todos os seus terapeutas da fala, à nossa família devotada e aos nossos amigos, mas sobretudo agradeço a Greame Clark, o cientista australiano que inventou o Implante Coclear.

Greame Clark mudou as vidas de muitas famílias em todo o mundo. Trouxe crianças do mundo do silêncio para o mundo do som. Obrigado.

Amo-te, Phoenix. Com o meu amor infinito,

a mamã.

Agosto de 2008

~ por imisal - PORTUGAL em 26/05/2009.

4 Respostas to “Aprender a Ouvir, História de um Implante Coclear”

  1. Claro que tudo continua na mesma! Não se retira a parte interna do implante, mas sim a externa, o processador de fala. Se assim fosse, não lhe parece que seria um investimento pessoal -físico, emocional e até financeiro- inútil?

  2. Não sou a favor do implante coclear, mas não reprimo quem é adepto. Mas fica a pergunta no ar. Após a retirada do implante para tomar banho, banho de piscina, no mar, de mangueira, as crianças continuam a ouvir e falar normalmente ou existe alguma dificuldade?

  3. olá. meu nome é leidiane e tenho trÊs filhas implantadas, duas são gemelares .também fico maravilhada com o resultado do implante e claro muito estimulo ,mas acho que isso é de menos, é o minímo enquanto mãe que posso oferecer por esse milagre divino que é o implante coclear ,hoje as gemêas com 6 anos e a julia com 5 anos ,já estão alfabetizadas ,lêem ,escrevem ,e falam normalmente ao celular ,infelismente as famílias perdem muito tempo procurando materiais concretos e acreditam que isso pode resolver alguma coisa , eu já não acredito nisso , o que deu muito resultado em nossa família foi a maneira natural que condiziamos as coisas e até hoje não deixamos passar nada despercebido ,qualquer duvida que elas tem aproveito os momentos e exploramos vocabularios ,coisas abstratas e omais importante informar tudo que está acontecendo no mundo ,tenho muito orgulho das minhas filhas e sinto muito por implantes que as pessoas dizem não ter dado certo ,pois é algo extraordinario !!!!!!
    fica com DEUS

  4. Estou revendo todos os videos em virtude de meu neto ser, também, um implantado. Ele recebeu o implante em março de 2008 e mesmo depois de um ano ainda não fala palavras mas, ouve e emite sons. Estou a procura de DVDs específicos para a fala (rehabilitação), pois moramos numa cidade pequena que não escolas ou profissionais especializados nessa área. Encontrei a história maravilhosa de vocês que se assemelha a nossa. Breno, meu neto, tem hoje 5 anos de idade e foi implantado com 4. Se puder enviar sites onde eu possa adquirir DVD ou apostilas de orientação da fala, nos envie por favor. Obrigada e Sucesso com muita alegria p/toda familia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: